Profissionalização para melhoria da qualidade de vida da comunidade do Candeal Pequeno.
A Associação Pracatum Ação Social – APAS, fundada em 1994, sob o CNPJ nº 03.464.002/0001-20, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. A Pracatum surge da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socio-economica.
Contribuir para o Candeal ser um lugar de vidas com qualidade, por meio de iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade, e compartilhar esse modelo de transformação social com outras entidades, a Associação vem desenvolvendo ações e projetos, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização de seus moradores.
Missao
Atualmente, as atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado – Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura. A partir desses dois eixos, uma série de projetos são desenvolvidos sem perder de vista as questões que envolvem a comunidade do Candeal e os muitos ritmos que emanam desse lugar.
Parceria
A atuação da Associação Pracatum, através de seus projetos, se dá por meio do estabelecimento de parcerias financeiras, pedagógicas e de serviços com prefeitura e governos, empresas, organismos internacionais, instituições de ensino e associações do terceiro setor; que têm sido essenciais para a evolução dos trabalhos e resultados da Pracatum.
A parceria pode ser exercida de várias formas, seja por meio de indicações de ações específicas nas quais a Pracatum possa colaborar com políticas públicas, seja pela formalização de convênios e repasse dos recursos necessários para a efetivação de ações no Candeal.
Com o estabelecimento do trabalho conjunto, a Pracatum contempla seus parceiros com o monitoramento e avaliação das ações e prestação de contas, de forma sistemática, propiciando uma informação confiável sobre a execução dos trabalhos, demonstrando o comprometimento com a transparência e execução dos recursos aportados, bem como com sua missão.
Um conjunto de ações integradas e sustentáveis com foco na inclusão produtiva de mulheres.
Ensino de inglês que atua no Candeal e atende atualmente crianças e adolescentes da comunidade.
O Projeto tem como filosofia a construção comunitária, participativa e democrática.
Traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical.
O Candeal é uma das mais antigas comunidades de Salvador, Bahia. Seu nome tem origem na existência da planta candeia, que no início da formação do bairro, por volta do século XVIII, era abundante na região. Com forte herança africana, a comunidade foi criada a partir da união de Manuel Mendes e Josefa de Santana, negra liberta da Costa do Marfim que chegou ao Brasil em 1769 em busca dos parentes que vieram escravizados. Conta a história que a família comprou a “Roça Candeal Pequeno” local que, posteriormente, se tornou um “quilombo urbano”, onde D. Josefa comprava e libertava negros e acolhia os fugitivos.
Formando-se como uma comunidade de características quilombolas, o Candeal nunca perdeu sua estreita relação com as influências e a cultura africana, assim como guarda como marca de sua história a resistência e solidariedade herdada de seus fundadores. Nas ruas estreitas e sinuosas, na mistura de cores e ritmos, nos contrastes sociais - que ficam gritantes quando olhamos para as comunidades vizinhas – nas relações interpessoais, no dia-a-dia, na tradição perpetuada através da música, da cultura, da gastronomia e da religião, a comunidade se constrói valorizando os laços de parentescos e a boa convivência entre os moradores que, de uma forma ou de outra, são todos descendentes de S. Manuel e D. Josefa
É nessa atmosfera que nasce Carlinhos Brown e, junto com ele, a vontade de mobilizar e modificar a comunidade que até então possuía grandes índices de desemprego e baixa renda. Identificando o potencial criativo do Candeal e o dinamismo do local e de seus moradores, Brown inicia seu trabalho educativo, compartilhando conhecimentos e se tornando um exemplo de compromisso com a realidade social. Assim, a partir do ensino do tambor, ícone de libertação dessa comunidade, nasceu o movimento percussivo Vai Quem Vem: laboratório de ritmos, conceitos, estética e criação de novos instrumentos. Desse movimento, surgiram outros grupos musicais como Zárabes, Bolacha Maria e Timbalada, um dos mais importantes da cultura afro-baiana.
Conhecido também como Candeal Pequeno de Brotas, a comunidade está situada no bairro de Brotas e faz divisa com diversos bairros da classe média e alta soteropolitana. Possui, atualmente, cerca de 1.800 famílias, 9.300 pessoas e 04 associações de moradores. São 142 empreendimentos comerciais, 04 praças públicas, 01 campo de futebol e 01 quadra de esportes, 01 escola de música e tecnologias, 04 estúdios de gravação, 01 cooperativa de reciclagem de óleo residual de cozinha, 01 escola de inglês, 01 escola infantil de período integral e 01 posto de saúde.
A Pracatum conta com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido no Candeal e já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como:
Conheça as pessoas que tornam realidade o projeto Pracatum.
Rua Paulo Afonso, 295 – Candeal | Salvador - BA
Phone: +55 71 3276-4255
Email: comunicacao@pracatum.org.br
Ajude-nos a mudar a vida de milhares de crianças.
Doe agora!