Apresentação

RECICLE ÓLEO – PROJETO AMBIENTAL E DE GERAÇÃO DE RENDA

beneficio

A Associação Pracatum e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, trazem para Salvador o  projeto Recicle Óleo que  se constitui em um conjunto de ações integradas e sustentáveis focado na inclusão produtiva de mulheres para a fabricação de sabão e refinamento do óleo de gordura residual (OGR) para produção de biodiesel. O objetivo desse projeto é mobilizar a sociedade civil organizada, com seus diversos atores, para a construção do conceito de uma nova ecologia que seja economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa.  O projeto está acontecendo desde Janeiro de 2013, e foram capacitadas 30 mulheres  com carga horária total de 770 horas, os cursos englobaram as áreas de Gestão e Economia Solídária, Autoestima e Empoderamento, e  Manuseio de Insumos, Fabricação de Sabão e Refino de óleo.

O descarte indevido de óleo de cozinha pode acarretar uma série de problemas, desde o entupimento de tubulações de esgoto, causando alagamentos e danos à saúde, até consequências ambientais de maiores proporções.Estudos recentes identificam que no Brasil 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos do ramo alimentício descartam, indevidamente, 1,4 bilhão de litros de óleo de cozinha usado.

De acordo com pesquisa realizada pela Pracatum, somente na comunidade do Candeal, sede do projeto, o consumo médio de OGR de uma família é de 6 litros/mês. Em uma coletividade de 1.800 famílias, isso representa um total de 10.800 litros de óleo/mês, que deixarão de ser descartados inadequadamente no meio ambiente. Com a ampliação da campanha para outros bairros da capital baiana, hoje o projeto já tem 23 pontos de coleta ,o Recicle Óleo irá gerar  um benefício ambiental incalculável.

Além da relação direta que o projeto tem com as causas ambientais, o Recicle Óleo também traz implicações sociais e econômicas. Ao fazer parte do projeto, as cooperadas participam de diversas capacitações ao longo de dois anos, o que contribui para sua formação e profissionalização, consequentemente, auxilia o incremento renda familiar, a partir do comércio dos produtos: sabão e óleo refinado.  As ações de comercialização estão acontecendo quinzenalmente na feira da instituto Mauá, na Barra e nas feiras de Economia Solidária, os produtos também podem ser adquiridos pelo telefone 3017.4611 para vendas corporativas e em grande escala e agendamentos para visitas socioambientais de capacitação com as técnicas do projeto. Dessa forma, nos preocupamos não só com o legado ambiental deixado pelas ações do projeto, mas também, pra conscientização que acarretará na melhoria socioeconômica dos envolvidos e para toda a cidade.

seloSelo de Responsabilidade Social e Ambiental

Os parceiros que aderem ao Recicle Óleo são certificados com um selo de responsabilidade social e ambiental chancelado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da concessão do título Empresa Amiga do Meio Ambiente.

beneficiosocial Vale-Valeu

O Vale-Valeu é um instrumento de troca exclusivamente para os moradores do Candeal que aderem à campanha. A cada 1 litro de óleo doado, o participante receberá um vale-valeu que equivale a uma barra de sabão de 150g produzido a partir do óleo arrecadado.

oprojetoDisque Óleo

Mecanismo criado para facilitar a arrecadação do óleo e informar sobre roteiros e horário de recolhimento dos Locais de Entrega e Coleta de Óleo – LECs.

 

 

 

marcas recicle