Apresentação

A Pracatum Inglês

 

Criada em 2005, a Pracatum – Escola de Inglês surge a partir de uma demanda da comunidade que, querendo fortalecer a educação de seus moradores e ampliar as oportunidades dos mesmos junto ao mercado de trabalho, vê no ensino de língua estrangeira uma possibilidade de desenvolvimento educacional e social.

foto-curso-de-ingles

Ao longo dos anos, a Pracatum Inglês vem consolidando sua expertise no ensino do Inglês Inclusivo, uma metodologia que leva em consideração os aspectos e dinâmicas próprias dos espaços populares como elementos-chave dos processos e instrumentos pedagógicos. Essa abordagem inclui, no conteúdo programático, a experiência de vida dos discentes em sala de aula e é esse seu principal diferencial.

Dentre os projetos curriculares estão: Candeal Convida, trata-se de uma aula de campo na qual os alunos atuam como guias, apresentando o seu bairro aos visitantes; Candeal Cuisine, atividade interdisciplinar em que os alunos têm contato, por meio de aulas práticas, com a culinária, a geografia e a cultura de diversos países, como também da sua própria comunidade; Pracatum Claquete, um projeto de cinema em que os filmes são selecionados de acordo com as demandas surgidas em sala e com foco étnico-identitário no seu eixo temático.

A Pracatum – Escola de Inglês recebe tanto os moradores da comunidade do Candeal e entorno – disponibilizando o curso gratuitamente – quanto alunos pagantes que se interessam pela metodologia diferenciada e pelo ensino inclusivo e contextualizado de inglês. O currículo é dividido em três programas: Kids, crianças de 08 a 11 anos; Teens, adolescentes de 12 a 16 anos e Survival English, a partir de 17 anos. O projeto conta ainda com uma biblioteca aberta à comunidade com mais de 500 títulos nacionais e internacionais, que funciona como um centro de mediação de leitura. .

Nossa proposta educacional se diferencia das escolas de idiomas tradicionais, também, pela nossa preocupação em acompanhar o aprendizado do aluno junto a sua escola regular e por acrescentar a vivência musical, própria da história do Candeal e da Pracatum –, na metodologia aplicada. Além do público infanto-juvenil, a Escola de Inglês disponibiliza cursos noturnos para adultos, visando a capacitação profissional de seus moradores que buscam fortalecer o potencial turístico da comunidade.

O projeto que atende atualmente cerca de 120 crianças e adolescentes, tem o apoio do Pontinho de Cultura, realizado através do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

marcas_ladoalado_coloridas_verticais2