Escola de Música e Tecnologias

A escola dos meus sonhos é o local onde as pessoas vão satisfazer suas curiosidades e ao mesmo tempo criar outras.


Carlinhos Brown
músico e compositor

Fundada em 1999, a Pracatum -Escola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a Escola visa qualificar seus alunos no universo musical tanto no que tange ao aprendizado prático de instrumentos, quanto ao estudo das teorias musicais, seus repertórios e processos históricos. Ou seja, a Escola se propõe a pensar a música a partir de suas múltiplas facetas, buscando ser, através de um ensino de excelência, um espaço de referência para aspirantes, músicos e estudiosos.


Sendo um projeto da Associação Pracatum Ação Social – APAS, a Escola de Música e Tecnologias, ao longo de sua trajetória, se preocupou com o desenvolvimento social, estabelecendo uma forte relação com a comunidade. Atualmente, se filiando a ideia de sustentabilidade, procura estratégias para ocupar um espaço cada vez mais sólido no terreno do ensino e do mercado musical, ofertando vagas para pagantes e não pagantes. Pensando a música como um bem artístico e cultural, nossos cursos são voltados à formação profisional e social, preparando e direcionando nossos alunos para o mercado de trabalho.

Da aproximação, com os ritmos e sons que emanam das ruas, que a Escola tem como uma das principais vertentes de sua formação, o ensino e produção de Música Popular. Nesse sentido, buscamos valorizar a cultura musical produzida em solo brasileiro, e também, a retomada e apropriação dos ritmos africanos que influenciam e norteiam grande parte da produção musical do país, especialmente a música baiana, sem deixar de lado os estudos contemporâneos sobre diversos estudos musicais.


A Pracatum -Escola de Música e Tecnologias traz como proposta pedagógica a apropriação dos ritmos populares e a busca por inovações. Pensando as novas tecnologias aplicadas ao ensino da música, nossos educadores buscam ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do estudante aumentando seu repertório e desempenho musical, ensinando técnicas e teorias musicais como suporte para a improvisação, a construção criativa e a prática livre. Na Escola, nos propomos a pensar a música em todas as suas dimensões, descobrindo suas possibilidades para poder melhor utilizá-las.

Desde sua fundação, a Escola já certificou cerca de 2 mil músicos, num espaço pedagógico que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de estudos, pesquisas e produções no terreno musical. Nossa proposta pedagógica abarca desde o aprendizado do instrumento até a música como produto final, perpassando e contemplando as etapas da cadeia musical. Valorizar a função de cada profissional é imprescindível para um resultado de qualidade. Tudo isso, com uma estrutura que dispõe de estúdio de gravação, salas de aula, biblioteca, estúdios individuais e para prática em grupo, e sala de instrumentos, com cerca de 400 instrumentos diversificados.

A oferta de ensino de música profissional se dá através de cursos, oficinas e workshops, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um publico heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo. Acreditamos que experiências como essa, da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias, se multiplicam e se reinventam nos muitos espaços que a música pode alcançar.