Apresentação

PRACATUM – PROGRAMA DE MÚSICA, EDUCAÇÃO E CULTURA

O PRACATUM – PROGRAMA DE MÚSICA, EDUCAÇÃO E CULTURA é um eixo de atuação da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

A prática pedagógica é exercida através de aulas, observações, estágios, ensaios, apresentações didáticas, supervisão de prática instrumental, trabalho de grupo e outras estratégias específicas para o ensino de música. Também são trabalhados projetos interdisciplinares, a partir de uma metodologia própria em que os alunos podem aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos nas aulas, ressignificando-os.

Pensando na melhor forma de construção e desenvolvimento do ensino, a Pracatum cria uma metodologia própria, denominada LOUVAS – Louvação Ao aprendizado. Cada etapa é comemorada como um rito de passagem, onde os temas transversais são baseado no movimento de espiral, desenvolvido, numa crescente, em quadro módulos: Louvasi, Louvapaz, Louvaterra e Louvamundo.

Assim, nossos cursos são organizados em oficinas, seminários, palestras, encontros, pesquisas como atividades extraclasses que visam ao enriquecimento curricular dos alunos e à atualização docente. Promove-se um diálogo participativo entre os diversos elementos culturais universais e particulares, à luz dos desejos projetados pelos atores sociais ou mesmo de movimentos da contracultura.