Novidades

24 de maio de 2018

Pracatum realiza evento voltado a profissionais da cadeia produtiva da música



“Encontre-$e” acontece terça-feira (29), no Guetho Square, com inscrições gratuitas e participação de artistas como o rapper Rashid e o músico Manno Góes

unnamed

​O rapper Rashid participa das discussões e também lança seu primeiro livro durante o evento

Na próxima terça-feira, 29, acontece no Guetho Square, o “Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais”, composto por painéis e palestras voltados para profissionais da cadeia produtiva da música. O evento vai debater o desenvolvimento musical atual, discutindo formas autônomas de traçar o próprio futuro artístico, com participantes como o rapper Rashid e o músico Manno Góes. A ação é da Pracatum Escola de Música e Tecnologias e faz parte das atividades financiadas através do edital Espaços Culturais Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos - Prefeitura Municipal de Salvador.

O “Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais” nasce como resultado de uma proposta integradora dos cursos de Produção Cultural, Gestão em Mídias Sociais e Designer Gráfico promovidos pela Pracatum, sendo seus alunos os realizadores -  assinando a criação da marca, a divulgação nas redes sociais e a produção do evento -, com orientação da professora e produtora cultural Piti Canella.

Além das palestras, haverá pocket show de um artista convidado e uma rodada de negócios que tem como objetivo reunir empresas de vários segmentos e portes para criar novas oportunidades de negócios exclusivos, aproximando-as e fortalecendo o associativismo entre artistas e empresários do ramo da música (ver abaixo programação completa).

Os interessados podem realizar gratuitamente as inscrições através do link https://bit.ly/2s3Bwe5, mediante preenchimento de formulário. Só serão consideradas válidas as inscrições com todos os campos do formulário preenchidos. O evento acontece das 14h às 19h, com vagas limitadas.

Rapper Rashid lança livro – O Encontre-$e I I Encontro de Conversas Musicais culmina com um momento especial à altura da efervescência do evento. Às 19h, acontece, também no Guetho Square, o lançamento de Ideias que rimam mais que palavras – Vol. 1, primeiro livro de autoria do rapper Rashid, conhecido pelo bom uso das palavras e pela eloquência que dá ao rap nacional há mais de 10 anos.

Ser afiado na rima ficou claro desde as primeiras vivências musicais na rua, palco onde desenvolvia sua escrita e flow enquanto passava pelas mudanças do amadurecimento pessoal e avançava em sua carreira como artista. Como um diário de bordo, o livro conta a história do Rashid sob outro viés, o dele mesmo.

Em primeira pessoa, ele revisita as letras de canções de seu repertório enquanto reconta sua trajetória com detalhes até o ano de 2014, pouco depois de conseguir alcançar o primeiro milhão de seguidores nas redes sociais (feito notável para um artista independente naquela época).

Pracatum Escola de Música e Tecnologias - A Pracatum Escola de Música e Tecnologias é um eixo da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

Fundada em 1999, a Pracatum Escola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a escola já formou cerca de 2 mil jovens de Salvador e região metropolitana.

Desde a sua fundação, a Escola vem desenvolvendo um papel importante nas áreas cultural e educacional, oferecendo cursos de qualificação profissional, palestras, pesquisas, workshops e festivais de música, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um público heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo.

Boca de Brasa – Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam à promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa busca fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes.

| SERVIÇO |

Encontre-$e I Encontro de Conversas Musicais

Local: Candyall Guetho Square

Data: 29 de maio

Horário: 14h às 19h

Inscrições:  https://bit.ly/2s3Bwe5

Vagas limitadas: 100

Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

14h a 14h30 – Abertura / Credenciamento

14h30 as 16h –  Palestra sobre Gerenciamento de carreira | Como cheguei até aqui. Convidados: Rashid, Dany e Vince Athayde

16h30 às 18h –  Palestra da composição para as plataformas digitais | Temática sobre Direito Autoral. Convidados: Manno Góes, Márcia Bitencourt e Maruscha (BTRtrax)

18 às 19h – 1ª Rodada de negócios da música de Salvador.


Compartilhe