Óleo que rende

10941713_801948939884654_2047546951_n (1)O resto de óleo que não é aproveitado pelas cozinhas de famílias e de restaurantes pode ter um destino certo, a partir de um projeto da Associação Pracatum Ação Social, apoiado pelo Sebrae. O Recicle Óleo surgiu com o objetivo de incrementar a renda e promover a inserção produtiva das mulheres da comunidade do Candeal, em Salvador, a partir da reciclagem de um produto cujo descarte inapropriado pode causar danos ao meio ambiente.

As nove mulheres que participam do projeto, atualmente, desenvolvem desde produtos de limpeza (sabão e detergente) até o refinamento para a transformação do óleo em combustível (biodiesel), que é destinado à Petrobras. Uma das participantes é Noemi de Jesus, que mora no Candeal desde os cinco anos. Ela já trabalhou como costureira e, agora, deposita as melhores expectativas nessa iniciativa. “Me interessei pela proposta e acho que o resultado está sendo bem positivo.”, comenta.

Além de orientações técnicas para fabricação dos produtos, as empreendedoras participaram de capacitações voltadas para gestão empresarial, economia solidária e associativismo, por meio do Sebrae. “A participação do Sebrae é fundamental em diversos aspectos, inclusive na avaliação de viabilidade econômica do projeto”, explica a coordenadora do projeto pela Pracatum, Milena Azevedo.

A coleta do óleo acontece todas as terças e sextas-feiras. O agendamento para a coleta é feito a partir do “Disque Óleo”pelo telefone 71 3017-4611. Donos de restaurante interessados em destinar o óleo de suas cozinhas ao projeto podem incluir seus estabelecimentos no roteiro de coleta das associadas.

Fonte: Revista Conexão Sebrae – Bahia, Edição 209.

Similar Posts

Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal
Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal

Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal. Comer nunca foi só uma questão de matar a fome. Por isso, o feijão tamb

5º Festival de Arte Urbana
5º Festival de Arte Urbana

5º Candyall e Tal acontece 11 e 12 de novembro fortalecendo laços comunitários e integrando a programação do Salvad

Oficina “Influências dos Ritmos Africanos na Música Popular” com Alê Siqueira e Iuri Passos
Oficina “Influências dos Ritmos Africanos na Música Popular” com Alê Siqueira e Iuri Passos

Estão abertas até o dia 28 de agosto, as inscrições para a oficina Influências dos Ritmos Africanos na Música Popu