Nossa História

Em 1994, na região do Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador-BA, nasceu a Associação Pracatum Ação Social – APAS

Uma organização social, sem fins lucrativos, com a missão de “contribuir para o Candeal ser um lugar de vidas com qualidade, por meio de iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade, e compartilhem esse modelo de transformação social com outras entidades”.

Idealizada pelo artista Carlinhos Brown, a Associação Pracatum surgiu na esteira das associações de moradores e grupos locais que já realizavam ações de melhoria no Candeal Pequeno nos anos 80. Naquele período, em paralelo aos espaços políticos que foram constituídos, um levante cultural pulsava nas ruas e becos da comunidade. Manifestações artísticas e religiosas reafirmavam as raízes culturais de matriz africana do bairro, tecendo uma rede pulsante que conectava as tradições dos terreiros de candomblé, os ritos de rezas e benzeções, ao que fervilhava de mais novo no Candeal: a música percussiva.

Nascido e criado no bairro, Carlinhos Brown sempre teve como objetivo expandir o seu talento percussivo, partilhando a potência da arte, através da música, com os moradores locais, em prol da afirmação da cidadania, dos valores étnico-raciais e do desenvolvimento social do Candeal Pequeno. Foi nesse panorama que surgiram grupos musicais históricos como Vai Quem Vem, no fim da década de 1980, marcada pelos “surdos virados”, a Timbalada ao som dos timbaus, fundada em 1991, e outras formações importantes para o bairro a exemplo de Bolacha Maria, Lactomia e Zárabes, contribuindo para a consolidação do Candeal Pequeno como um dos berços da herança afro-brasileira e da música baiana.

Desde a sua criação, a Associação Pracatum tem desenvolvido uma sistemática de ações a partir de três eixos: educação, cultura e desenvolvimento comunitário, por meio de seus dois programas, a Pracatum – Escola de Música e Tecnologias e o Tá Rebocado.

De maneira fluida, a Associação Pracatum foi se organizando e crescendo no decorrer dos anos através da oferta de cursos de capacitação e qualificação de nível básico, médio, profissional, o fomento de pesquisas e a promoção de eventos culturais, mostras, oficinas, workshops e festivais. Iniciativas legitimadas pela própria comunidade do Candeal Pequeno e ancoradas na missão de valorizar os saberes e demandas do bairro, tendo como marca o transbordamento social, fortalecendo e ampliando os trabalhos direcionados à tríade de atuação com outras comunidades a nível nacional e internacional.

Movida por um olhar integrado e sistêmico, desenvolve seus programas pautada em uma metodologia participativa, baseando-se na descentralização do poder, na transversalidade das relações, no compartilhamento e democratização dos saberes junto à comunidade. É por meio dessa rede colaborativa de comunicação que a Associação Pracatum contribui para a mobilização ativa das lideranças locais, associações de moradores e demais organizações, na implementação de ações e práticas visando a promoção da educação e da cultura, bem como o desenvolvimento comunitário.

O resultado de décadas de atuação da Associação Pracatum tem sido um sentimento de corresponsabilização e de pertencimento dos agentes envolvidos com a memória coletiva viva do Candeal Pequeno, pulsando em um só corpo coletivo as marcas, riquezas e lutas que tecem este território cultural percorrido de profundas histórias.