Nossa História

Em 1994, na região do Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador-BA, nasceu a Associação Pracatum Ação Social – APAS

Uma organização social, sem fins lucrativos, com a missão de “contribuir para o Candeal ser um lugar de vidas com qualidade, por meio de iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade, e compartilhem esse modelo de transformação social com outras entidades”.

Idealizada pelo artista Carlinhos Brown, a Associação Pracatum surgiu na esteira das associações de moradores e grupos locais que já realizavam ações de melhoria no Candeal Pequeno nos anos 80. Naquele período, em paralelo aos espaços políticos que foram constituídos, um levante cultural pulsava nas ruas e becos da comunidade. Manifestações artísticas e religiosas reafirmavam as raízes culturais de matriz africana do bairro, tecendo uma rede pulsante que conectava as tradições dos terreiros de candomblé, os ritos de rezas e benzeções, ao que fervilhava de mais novo no Candeal: a música percussiva.

brown1
brown2

Anterior
Próximo

Responsável por reposicionar a música percussiva no cenário nacional, consagrado por suas revitalizações rítmicas, sua atuação como arte-educador, e pela exuberância das suas performances, Carlinhos Brown é nome fundamental para a música e a cultura brasileira e mundial. Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, é compositor, cantor, arranjador, multi-instrumentista, técnico das três versões brasileiras do The Voice, e artista visual.

Ao longo de uma potente trajetória artística, o mestre Carlinhos Brown já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical.

Carlinhos Brown está entre os precursores do movimento Axé Music, criou o grupo Timbalada, Os Zárabes, a Bolacha Maria, o Vai Quem Vem, a Timbalada, a Pracatum, o Guetho Square, o histórico e lendário estúdio Ilha dos Sapos, o Museu du Ritmo, o Selo/Editora Candyall Music, entre outros milhares de projetos, além de contabilizar mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

Entre 2020 e 2021, o músico lançou quatro novos álbuns, e prepara novidades para 2022: “Axé Inventions – Àjààlà”; “Umbalista” e “Umbalista Verão”, álbuns que reúnem grandes sucessos e versões inéditas em sua voz de composições autorais consolidadas na voz de outros artistas; e o álbum infantil “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”, reunindo 10 canções com mensagens de preservação do meio ambiente, que também fazem parte do Programa de Pertencimento Ambiental, que apresenta cartilhas educacionais infantis com a turma do Paxuá e Paramim.

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, o esteta intuitivo e gestual Carlinhos Brown, construiu uma trajetória consagrada por sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances. 

Reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, o músico vive continuamente em busca de novas experimentações sonoras. Ainda na juventude, se tornaria responsável por boa parte das revoluções musicais da sua época. Desde então, participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, contabilizando mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.


Saiba mais

Desde a sua criação, a Associação Pracatum tem desenvolvido uma sistemática de ações a partir de três eixos: educação, cultura e desenvolvimento comunitário, por meio de seus dois programas, a Pracatum – Escola de Música e Tecnologias e o Tá Rebocado.

De maneira fluida, a Associação Pracatum foi se organizando e crescendo no decorrer dos anos através da oferta de cursos de capacitação e qualificação de nível básico, médio, profissional, o fomento de pesquisas e a promoção de eventos culturais, mostras, oficinas, workshops e festivais. Iniciativas legitimadas pela própria comunidade do Candeal Pequeno e ancoradas na missão de valorizar os saberes e demandas do bairro, tendo como marca o transbordamento social, fortalecendo e ampliando os trabalhos direcionados à tríade de atuação com outras comunidades a nível nacional e internacional.

Movida por um olhar integrado e sistêmico, desenvolve seus programas pautada em uma metodologia participativa, baseando-se na descentralização do poder, na transversalidade das relações, no compartilhamento e democratização dos saberes junto à comunidade. É por meio dessa rede colaborativa de comunicação que a Associação Pracatum contribui para a mobilização ativa das lideranças locais, associações de moradores e demais organizações, na implementação de ações e práticas visando a promoção da educação e da cultura, bem como o desenvolvimento comunitário.

O resultado de décadas de atuação da Associação Pracatum tem sido um sentimento de corresponsabilização e de pertencimento dos agentes envolvidos com a memória coletiva viva do Candeal Pequeno, pulsando em um só corpo coletivo as marcas, riquezas e lutas que tecem este território cultural percorrido de profundas histórias.