LALATA – II Festival Internacional de Percussão

LALATA – II Festival Internacional de Percussão acontece em setembro no bairro do Candeal, no Candyall Guetho Square, reunindo estrelas do cenário percussivo mundial

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, Salvador vai receber o segundo festival internacional de percussão. O palco do evento será o Candyall Guetho Square, no bairro do Candeal, e terá Carlinhos Brown como anfitrião. Grandes nomes da percussão nacional e internacional vão se reunir durante o LALATA – II Festival Internacional de Percussão, apresentando a diversidade e a originalidade da música instrumental percussiva, fortalecendo o posicionamento de Salvador como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte. O LALATA tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Vivenciando uma composição de conceitos musicais, tecnológicos e culturais, o festival contemplará três estilos da percussão contemporânea: de Rua, de Efeito e Eletrônica, além de exposição de instrumentos e workshops musicais. Vendas abertas no Sympla.

A música instrumental percussiva se tornou um traço cultural intrínseco da Bahia e pode ser ouvida em diversas situações, como eventos religiosos, festivos e de entretenimento. É nesta seara que se propõe a realização do LALATA – II Festival Internacional de Percussão, que acontece no bairro do Candeal, antiga comunidade de Salvador da Bahia habitada por uma população visceralmente ligada às suas matrizes africanas e quetem no tambor seu ícone de libertação.

Nos anos 1980, nascia no bairro o Vai Quem Vem, movimento cultural percussivo de grande impacto para a música produzida na Bahia. O movimento, liderado pelo artista e multi-instrumentista Carlinhos Brown, desencadeou um processo de invenção rítmica na qual se destacam inovações performáticas e instrumentais. Esse laboratório de rua vai desembocar na formação da banda Timbalada, no início dos anos 1990, e consolida o timbau como uma marca da estética musical do bairro, tornando o Candealconhecido nacional e internacionalmente como espaço criativo e produtor expressivo de música percussiva, tendo solo fértil para o surgimento de diversos ritmos musicais autóctones.

Artistas do cenário mundial já estão confirmados na grade do LALATA, entre eles: Massamba Diop (Senegal), Bira Lourenço e Catatau (Rondônia), Trietá (Salvador), Lobo Nuñes (Uruguai), Pandeiro Repique Duo (Rio de janeiro), Marcos Suzano (Rio de Janeiro), Orlando Costa (Salvador), Aguidavi do Jêje (Salvador), SKLAU – Manifesto ao Tambor, com Mestre Mario Pam(Salvador), Japa System (Salvador), Buginganga (Salvador), e Michele Abu (São Paulo). Além destes, grupos locais como Território Sonoro e Roda de Timbau do Candeal também estão na programação.

O Festival é uma realização da Pracatum Escola de Música e Tecnologia, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com concepção e direcionamento artístico Selma Calabrich, empreendedora Cultural e diretora executiva da Pracatum. De acordo com ela, um importante diferencial desse evento é a divisão das atrações por estilos percussivos.

Histórico – A primeira edição do Festival Internacional de Percussão aconteceu em 2016, levando para o palco do Candyall Guetho Square nomes como Changuito, considerado um dos maiores percussionistas do mundo, o maestro senegalês Doudou Rose Thiooune, além de Orlando Costa, Peu Meurray, Patubatê, Opanijé, Japa System, entre outras atrações. A primeira edição também foi marcada pela última apresentação feita em vida pelo músico Naná Vasconcelos, que veio a óbito dez dias após a realização do Festival. “Nesta segunda edição do Festival Internacional de Percussão estaremos homenageando, também, os maiores mestres de todos os tempos da história rítmica no mundo, como o nosso querido Naná Vasconcelos. São mestres que transformaram a história percussiva mundial, e nossos eternos guias inspiracionais”, pontua Carlinhos Brown.

“A percussão é uma das principais características culturais da Bahia e representa muito da história e ancestralidade de seu povo. Por isso é fundamental fomentar manifestações como o LALATA e, assim, preservar a riqueza desta região tão importante para o nosso país”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.  

Acompanhe as novidades do LALATA 2022:https://www.instagram.com/lalatafestival/

Acesse redes e canais da Pracatum: https://linktr.ee/apracatum

SERVIÇO

O Quê: LALATA- Festival Internacional de Percussão

Quando: 23, 24 e 25 de setembro

Onde: Candyall Guetho Square

Abertura dos portões: 16h

Show: 17 às 22h

Classificação: 12 anos

Info.: (71) 99992-9186 / 32764255

Vendas: Sympla(https://www.sympla.com.br/produtor/lalatafestival)

Valor: Meia 25,00 / Inteira R$ 50,00

Camarote: Meia 50,00 / Inteira R$ 100,00

Similar Posts

Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal
Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal

Feijão de Kabaça abre o 5° Candyall e Tal. Comer nunca foi só uma questão de matar a fome. Por isso, o feijão tamb

5º Festival de Arte Urbana
5º Festival de Arte Urbana

5º Candyall e Tal acontece 11 e 12 de novembro fortalecendo laços comunitários e integrando a programação do Salvad

Oficina “Influências dos Ritmos Africanos na Música Popular” com Alê Siqueira e Iuri Passos
Oficina “Influências dos Ritmos Africanos na Música Popular” com Alê Siqueira e Iuri Passos

Estão abertas até o dia 28 de agosto, as inscrições para a oficina Influências dos Ritmos Africanos na Música Popu