15 de agosto de 2013

Escola de música



O PRACATUM – Programa de Música, Educação e Cultura é um eixo de atuação da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

“A escola dos meus sonhos é o local onde as pessoas vão satisfazer suas curiosidades e, ao mesmo tempo, criar outras”.

(Carlinhos Brown)

Fundada em 1999, a PracatumEscola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a Escola visa qualificar seus alunos no universo musical tanto no que tange ao aprendizado prático de instrumentos, quanto ao estudo das teorias musicais, seus repertórios e processos históricos. Ou seja, a Escola se propõe a pensar a música a partir de suas múltiplas facetas, buscando ser, através de um ensino de excelência, um espaço de referência para aspirantes, músicos e estudiosos.

Sendo um projeto da Associação Pracatum Ação Social – APAS, a Escola de Música e Tecnologias, ao longo de sua trajetória, sempre se preocupou com o desenvolvimento social, estabelecendo também uma forte relação com a comunidade.A Pracatum -Escola de Música e Tecnologias traz como proposta pedagógica a apropriação dos ritmos populares e a busca por inovações. Pensando as novas tecnologias aplicadas ao ensino da música, nossos educadores buscam ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do estudante aumentando seu repertório e desempenho musical, ensinando técnicas e teorias musicais como suporte para a improvisação, a construção criativa e a prática livre. Na Escola, nos propomos a pensar a música em todas as suas dimensões, descobrindo suas múltiplas possibilidades para poder melhor utilizá-las.

Desde sua fundação, a Escola já formou cerca de 2 mil músicos, num espaço pedagógico que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de estudos, pesquisas e produções no terreno musical. Tudo isso, com uma estrutura que dispõe de estúdio de gravação, salas de aula, biblioteca, estúdios individuais e para prática em grupo, e sala de instrumentos, com cerca de 400 instrumentos diversificados.

A oferta de ensino de música profissional se dá através de cursos, oficinas e workshops, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um publico heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo. Acreditamos que experiências como essa, da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias, se multiplicam e se reinventam nos muitos espaços que a música pode alcançar.

 CURSOS TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTES

Ainda em processo de regulamentação junto ao Conselho Estadual de Educação, os cursos técnico-profissionalizantes da Pracatum- Escola de Música e Tecnologias serão voltados, inicialmente, para dois eixos principais: Curso Técnico em Instrumento Musical, 864 horas distribuídos em dois semestres e Curso Técnico em Processos Fonográficos, 1200 horas, divididos em três semestres. Sempre voltados a pensar a música em suas muitas nuances, os CURSOS TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTES da Pracatum preparam o aluno para o mercado musical, ensinando-os as etapas de preparação, produção e difusão da música, pregando o respeito e a importância de todos os profissionais envolvidos na cadeia musical.

 

 


Compartilhe