Projeto

Desenvolvimento Comunitário

TÁ REBOCADO

O Tá Rebocado é um programa integrado de intervenção urbana da Associação Pracatum que se constitui como um importante marco de atuação junto ao bairro do Candeal Pequeno.

Criado no final dos anos 90, o programa de desenvolvimento comunitário tem sido responsável por transformar espacialmente o bairro com a construção de conjuntos habitacionais e posto de saúde; implantação de rede de esgotamento sanitário; ampliação do sistema viário e do abastecimento de água; revitalizações de espaços públicos; entre outros benefícios, garantindo a qualidade de vida dos moradores e ajudando a tornar o Candeal Pequeno um atrativo cultural e turístico de Salvador. Uma transformação social tecida por milhares de mãos que buscam preservar as memórias da comunidade e zelar pela cultura de seu tempo presente.

Nos primeiros anos de sua atuação em parceria com a comunidade, a Associação Pracatum estimulou uma série de assembleias comunitárias junto aos moradores do bairro para discutir temas como segurança, higiene pública, saneamento, saúde, habitação e lazer. O resultado desses encontros foi a montagem coletiva de um projeto executivo com foco em um programa urbanístico de melhoria da convivência comunitária, o Tá Rebocado.

Todo o trabalho de urbanização e de desenvolvimento comunitário acontece por meio de uma metodologia participativa e democrática, na qual os moradores locais exercem papéis decisivos nas tomadas de decisão, desde a identificação das carências, das reais necessidades, à implantação, execução e acompanhamento das atividades, colaborando com soluções práticas e tangíveis, a partir de suas vivências e conhecimentos em torno da comunidade.

Além da mobilização junto aos moradores locais, o Tá Rebocado também se articulou com segmentos do terceiro setor, entidades privadas e governamentais, que atuam como importantes parceiros na realização das implementações urbanas.

Em 2001, um ano após a entrega das primeiras obras, o Tá Rebocado foi premiado pela Caixa Econômica Federal na categoria de “Melhores Práticas em Gestão Local” e pelo Banco do Brasil na categoria de “Tecnologia Social”. Confira alguns resultados conquistados pelo programa Tá Rebocado:

  • Drenagem;
  • Construção de 120 unidades habitacionais;
  • Melhorias em 50 residências;
  • Pintura e reboco em 60 casas;
  • Melhoria do campo de futebol;
  • Recuperação e valorização da fonte de água;
  • Fortalecimento de microempresas, através de cursos de capacitação e qualificação;
  • Implantação de 01 posto de saúde;
  • Criação de 01 escola infantil;
  • Formação de 01 escola de música;
  • Construção de 02 praças públicas.
Outros

Projetos Pracatum

Desenvolvimento Comunitário

Um conjunto de ações integradas e sustentáveis com foco na inclusão produtiva de mulheres.

Cultura

Ensino de inglês que atua no Candeal e atende atualmente crianças e adolescentes da comunidade.

Educação

Ensino de inglês que atua no Candeal e atende atualmente crianças e adolescentes da comunidade.

Bottom Image