É um laboratório vivo de música percussiva que marcou a história do Candeal Pequeno entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2016, em um encontro global de culturas, ritmos e conceitos, O NALATA – Festival Internacional de Percussão, reuniu grandes talentos da percussão nacional e internacional em uma viagem às raízes da estética rítmica de matriz africana, transformando o palco do Candyall Guetho Square em uma paisagem sonora tecida pela genialidade de muitas mãos.
Viabilizado com as políticas públicas de incentivo à cultura, em parceria com o poder público (estadual e federal) e empresas, o NALATA congregou diferentes gerações de percussionistas das mais variadas nacionalidades e influências que partilharam as riquezas técnicas da percussão e suas derivações sonoras. Durante os três dias, a grade de apresentações musicais convidou o público para um passeio pelos três estilos contemporâneos da percussão (de efeito, de rua e eletrônica), explorando cada um deles a partir de trocas, experimentos e práticas no palco e nas ruas do Candeal Pequeno.
Muito mais do que um festival de shows musicais, o NALATA se configura como um movimento de cultura com iniciativas voltadas para a música em toda a sua cadeia produtiva valorizando todo um conjunto estético de produção e execução musical. Além das apresentações, em sua primeira edição, o NALATA também promoveu um encontro de música e empreendedorismo, uma palestra com gestores de cooperativas de materiais reciclados e ainda uma exposição