x

Prêmios

x

Equipe
Pracatum

Conheça a equipe que torna realidade o projeto Pracatum e os nossos principais parceiros.

Prazer, nós somos a PRACATUM

A Associação Pracatum Ação Social – APAS, fundada em 1994, sob o CNPJ nº 03.464.002/0001-20, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. A Pracatum surge da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socio-economica.

Tendo como missão: Contribuir para o Candeal ser um lugar de vidas com qualidade, por meio de iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade, e compartilhar esse modelo de transformação social com outras entidades, a Associação vem desenvolvendo ações e projetos, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização de seus moradores.

Atualmente, as atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado - Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura. A partir desses dois eixos, uma série de projetos são desenvolvidos sem perder de vista as questões que envolvem a comunidade do Candeal e os muitos ritmos que emanam desse lugar.

A escola dos meus sonhos é o local onde
as pessoas vão satisfazer suas curiosi-
dades e ao mesmo tempo criar outras.

Carlinhos Brown
músico e compositor www.carlinhosbrown.com.br

Parcerias e Convênios

A atuação da Associação Pracatum, através de seus projetos, se dá por meio do estabelecimento de parcerias financeiras, pedagógicas e de serviços com prefeitura e governos, empresas, organismos internacionais, instituições de ensino e associações do terceiro setor; que têm sido essenciais para a evolução dos trabalhos e resultados da Pracatum.

A parceria pode ser exercida de várias formas, seja por meio de indicações de ações específicas nas quais a Pracatum possa colaborar com políticas públicas, seja pela formalização de convênios e repasse dos recursos necessários para a efetivação de ações no Candeal.
Com o estabelecimento do trabalho conjunto, a Pracatum contempla seus parceiros com o monitoramento e avaliação das ações e prestação de contas, de forma sistemática, propiciando uma informação confiável sobre a execução dos trabalhosdemonstrando o comprometimento com a transparência e execução dos recursos aportados, bem como com sua missão.

Seja também um parceiro da Pracatum!

Linha do
Tempo

1994

Surge a Associação pracatum Ação Social (APAS).

1996

Criação da Assembléia e do Conselho Comunitários.

1997

Pesquisa Censitária.

1998

Início das obras da Escola de Música & Tecnologias da Pracatum

1999

Início dos Cursos profissionalizantes.

2000

Projeto Tá Rebocado! Início das obras de Melhorias Urbanas

2001

Entrega das Casas & Postos de Saúde.

2005

Início do projeto Pracatum Inglês

2007

Entrega da Escola Infantil Virgem de La Almudena

2009

Inauguração da Rádio Comunitária

2012

Início do Projeto Território Candeal 2014.

2013

Oficialização dos Cursos Técnicos da Escola de Música e – Implementação dos Cursos Particulares.

Conheça nosso
Bairro Candeal

O Candeal é uma das mais antigas comunidades de Salvador, Bahia. Seu nome tem origem na existência da planta candeia, que no início da formação do bairro, por volta do século XVIII, era abundante na região. Com forte herança africana, a comunidade foi criada a partir da união de Manuel Mendes e Josefa de Santana, negra liberta da Costa do Marfim que chegou ao Brasil em 1769 em busca dos parentes que vieram escravizados. Conta a história que a família comprou a “Roça Candeal Pequeno” local que, posteriormente, se tornou um “quilombo urbano”, onde D. Josefa comprava e libertava negros e acolhia os fugitivos.

Formando-se como uma comunidade de características quilombolas, o Candeal nunca perdeu sua estreita relação com as influências e a cultura africana, assim como guarda como marca de sua história a resistência e solidariedade herdada de seus fundadores. Nas ruas estreitas e sinuosas, na mistura de cores e ritmos, nos contrastes sociais - que ficam gritantes quando olhamos para as comunidades vizinhas – nas relações interpessoais, no dia-a-dia, na tradição perpetuada através da música, da cultura, da gastronomia e da religião, a comunidade se constrói valorizando os laços de parentescos e a boa convivência entre os moradores que, de uma forma ou de outra, são todos descendentes de S. Manuel e D. Josefa.

É nessa atmosfera que nasce Carlinhos Brown e, junto com ele, a vontade de mobilizar e modificar a comunidade que até então possuía grandes índices de desemprego e baixa renda. Identificando o potencial criativo do Candeal e o dinamismo do local e de seus moradores, Brown inicia seu trabalho educativo, compartilhando conhecimentos e se tornando um exemplo de compromisso com a realidade social. Assim, a partir do ensino do tambor, ícone de libertação dessa comunidade, nasceu o movimento percussivo Vai Quem Vem: laboratório de ritmos, conceitos, estética e criação de novos instrumentos. Desse movimento, surgiram outros grupos musicais como Zárabes, Bolacha Maria e Timbalada, um dos mais importantes da cultura afro-baiana.

Conhecido também como Candeal Pequeno de Brotas, a comunidade está situada no bairro de Brotas e faz divisa com diversos bairros da classe média e alta soteropolitana. Possui, atualmente, cerca de 1.800 famílias, 9.300 pessoas e 04 associações de moradores. São 142 empreendimentos comerciais, 04 praças públicas, 01 campo de futebol e 01 quadra de esportes, 01 escola de música e tecnologias, 04 estúdios de gravação, 01 cooperativa de reciclagem de óleo residual de cozinha, 01 escola de inglês, 01 escola infantil de período integral e 01 posto de saúde.

Para dar continuidade à luta pelo desenvolvimento socioeconômico do Candeal é que em 1994, é fundada a Associação Pracatum Ação Social que vem trabalhando ao longo desses anos para garantir cidadania e melhores condições de vida para os moradores.

Pracatum Inglês

A Pracatum - Escola de Inglês surge a partir de uma demanda da comunidade que, querendo fortalecer a educação de seus moradores e ampliar as oportunidades dos mesmos junto ao mercado de trabalho, vê no ensino de língua estrangeira uma possibilidade de desenvolvimento educacional e social.

Escola de música

O PRACATUM – Programa de Música, Educação e Cultura é um eixo de atuação da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

Tá Rebocado

Tá Rebocado” é uma gíria baiana popular na década de 90 que designa confirmação, assertividade, acabamento. Depois de construida uma idéia, um pilar, uma casa, tá rebocado! Não por acaso essa expressão foi pensada para intitular o programa de desenvolvimento comunitário do Candeal.

Recicle Óleo

O projeto Recicle Óleo se constitui em um conjunto de ações integradas e sustentáveis focado na inclusão produtiva de mulheres para a fabricação de sabão e refinamento do óleo de gordura residual (OGR) para produção de biodiesel.

Equipe Pracatum

Conheça as pessoas que tornam realidade o projeto Pracatum. Clique no link a seguir para visualizar os nomes da nossa equipe.

Conheça a equipe

Prêmios

A Pracatum conta com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido no Candeal e já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como:

  • 2013 – Prêmio Lifetime Achievement Awards, concedido a Carlinhos Brown no Brasilian International Press Awards, Estados Unidos;
  • 2012 - Carlinhos Brown escolhido como um dos Embaixadores da Cidade de Salvador para Copa do Mundo de Futebol;
  • 2012 - Carlinhos Brown convidado especial da Internacional Arts Education Week/ Unesco, Paris;
  • 2007 – Prêmio 12 Meses 12 Causas Telecinco (Espanha) - Melhor Trajetória Solidária;
  • 2004 - Medalha da Ordem do Mérito da Cultura pela Presidência da República do Brasil;
Veja os Prêmios
  • 2004 - “Mensageiro da Verdade” pela ONU Habitat, Fórum Urbano Mundial;
  • 2003 – Prêmio de reconhecimento pelo trabalho artístico e social da Fundação Claus Awards (Holanda);
  • 2003 – Prêmio de Cooperação Internacional Caja Granada (Espanha) Trabalho Social;
  • 2002 –Certificado de “Best Practice” / Melhores Práticas Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat;
  • 2002 – Prêmio Unesco na categoria Juventude;
  • 2002 – Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey;
  • 2001 – Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local;
  • 2001 – Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social;
  • 1999 – Prêmio Líderes Latino-Americanos para el Nuevo Milenio.