Apresentação

Profissionalização para melhoria da qualidade de vida da comunidade do Candeal Pequeno.

A Associação Pracatum Ação Social – APAS, fundada em 1994, sob o CNPJ nº 03.464.002/0001-20, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. A Pracatum surge da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socio-economica.

Contribuir para o Candeal ser um lugar de vidas com qualidade, por meio de iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade, e compartilhar esse modelo de transformação social com outras entidades, a Associação vem desenvolvendo ações e projetos, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização de seus moradores.

Missao


Atualmente, as atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado – Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura. A partir desses dois eixos, uma série de projetos são desenvolvidos sem perder de vista as questões que envolvem a comunidade do Candeal e os muitos ritmos que emanam desse lugar.

Parceria





Seja também um parceiro da Pracatum!

A atuação da Associação Pracatum, através de seus projetos, se dá por meio do estabelecimento de parcerias financeiras, pedagógicas e de serviços com prefeitura e governos, empresas, organismos internacionais, instituições de ensino e associações do terceiro setor; que têm sido essenciais para a evolução dos trabalhos e resultados da Pracatum.

A parceria pode ser exercida de várias formas, seja por meio de indicações de ações específicas nas quais a Pracatum possa colaborar com políticas públicas, seja pela formalização de convênios e repasse dos recursos necessários para a efetivação de ações no Candeal.

Com o estabelecimento do trabalho conjunto, a Pracatum contempla seus parceiros com o monitoramento e avaliação das ações e prestação de contas, de forma sistemática, propiciando uma informação confiável sobre a execução dos trabalhos, demonstrando o comprometimento com a transparência e execução dos recursos aportados, bem como com sua missão.

A Pracatum conta com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido no Candeal e já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como:

2013 – Prêmio Lifetime Achievement Awards, concedido a Carlinhos Brown no Brasilian International Press Awards, Estados Unidos;
2012 – Carlinhos Brown escolhido como um dos Embaixadores da Cidade de Salvador para Copa do Mundo de Futebol;
2012 – Carlinhos Brown convidado especial da Internacional Arts Education Week/ Unesco, Paris;
2007 – Prêmio 12 Meses 12 Causas Telecinco (Espanha) – Melhor Trajetória Solidária;
2004 – Medalha da Ordem do Mérito da Cultura pela Presidência da República do Brasil;
2004 – “Mensageiro da Verdade” pela ONU Habitat, Fórum Urbano Mundial;
2003 – Prêmio de reconhecimento pelo trabalho artístico e social da Fundação Claus Awards (Holanda);
2003 – Prêmio de Cooperação Internacional Caja Granada (Espanha) Trabalho Social;
2002 –Certificado de “Best Practice” / Melhores Práticas Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat;
2002 – Prêmio Unesco na categoria Juventude;
2002 – Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey;
2001 – Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local;
2001 – Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social;
1999 – Prêmio Líderes Latino-Americanos para el Nuevo Milenio.

Conheça as pessoas que tornam realidade o projeto Pracatum.